1. O interessado acessa o site da Santos Film Commission, obtém o formulário CADASTRO PARA AUTORIZAÇÃO DE FILMAGEM OU IMAGEM, identifica as locações em que tem interesse e encaminha o formulário completamente preenchido para o email da Santos Film Commission (filmcommission@santos.sp.gov.br).

2. A Santos Film Commission entra em contato com o interessado em até 48 horas úteis, informa os procedimentos relativos às locações, bem como a eventual necessidade de autorizações especiais junto a órgãos com competência fora do âmbito municipal, tais como Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos, Porto de Santos, ANAC, SPU, PM, dentre outros, informando-o ainda acerca de eventuais contrapartidas para utilização de próprios municipais.

3. A seguir, o interessado efetiva seu requerimento a Santos Film Commission para utilização das locações em formulário timbrado de sua empresa e devidamente assinado, conforme padrão que lhe será encaminhado com as orientações a que se refere o item 2 supra, protocolizando a solicitação no Poupatempo Santos, na R. João Pessoa, 246 – Centro, Santos – SP, 11013-002. O documento será acompanhando dos termos de responsabilidade devidamente assinados, nos modelos fornecidos.

4. O requerimento é transformado em processo administrativo, encaminhado ao Departamento de Eventos da Prefeitura de Santos, que o instruirá com as informações necessárias, encaminhando para análise da CET, se houver necessidade de intervenção em vias públicas e essa informará sobre a eventual cobrança de taxas, da qual o interessado será comunicado para efetivação do pagamento.

5. Na etapa seguinte, a Santos Film Commission prepara seu parecer, bem como o termo de doação relativo à contrapartida para utilização de próprio municipal, se for o caso e encaminha para análise do Departamento de Eventos da Secretaria de Turismo, que decidirá pela aprovação ou não da solicitação. Sendo aprovado, será publicada no DO a autorização.

6. O interessado será comunicado sobre a decisão acerca de seu pedido e sobre o prazo para efetivação de sua contrapartida, que deve ser realizada antes da finalização de sua produção.

7. O interessado realiza a sua produção e a Santos Film Commission agradece a realização da pesquisa de satisfação.